METODOLOGIA

Na AmARTE usamos uma abordagem integrada e holística, com maior ênfase na psicologia transpessoal, trabalhando as várias dimensões do Ser: mental, emocional, espiritual e energética. Para o efeito, servimo-nos da combinação de um conjunto de técnicas e ferramentas, conforme as necessidades de cada cliente:

Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)

Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): A TCC consiste numa terapia que estimula o cliente a tomar consciência de padrões de pensamentos distorcidos ou negativos, e como eles podem estar causando crenças, atitudes, hábitos e comportamentos auto-destrutivos, por forma a que ele possa ver as situações desafiadoras com mais clareza e responder a elas de uma maneira mais eficaz. O tratamento da TCC geralmente é de curto prazo e oferecido tanto em contextos individuais quanto em grupos. Pode ser conduzido através de sessões com a duração de entre 1h30 cada com intervalos entre uma semana a quinze dias. É uma das terapias mais eficazes para a ansiedade. É também uma óptima opção terapêutica para problemas como depressão, dor crônica, desordem alimentar, problemas de raiva, co-dependência e baixa auto-estima.

Meditação e Mindfulness

Meditação e Mindfulness (Atenção Plena): Meditar é uma técnica de auto-conhecimento que consiste em esvaziar a mente. Segundo as filosofias orientais, a meditação é uma prática tão antiga quanto a própria humanidade. O Mindfulness é um tipo de meditação que consiste em estimular a claridade mental, atenção no momento presente, o estar consciente e vigilante. São imensos os benefícios da meditação e do Mindfulness (Atenção Plena): Foco e concentração, Relaxamento da mente e do corpo, Aumentar a criatividade, Alcançar metas, Sensação de Segurança, Calma, Serenidade e Paz interior, Conexão Espiritual, Experimentar contentamento e satisfação, Ter confiança de experimentar emoções, pensamentos e sensações desafiadoras, Entender melhor o outro a partir da sua própria experiência de auto-conhecimento, Ter mais controle da sua energia vital e usá-la de forma inteligente; Reduzir tensões e estresse, o que se traduz em menos doenças, menos dor e uma perspectiva mais positiva sobre a vida.

Visualização Criativa

Visualização Criativa: é uma técnica cognitiva que consiste no uso do nosso poder mental para comunicarmos com o nosso subconsciente através da imaginação (criar imagens mentais) nas quais projectamos pensamentos, emoções, sentimentos e padrões comportamentais. Através desta técnica, que pode ser aplicada em contexto individual ou grupal, de forma isolada ou combinada com outras técnicas (ex.hipnose e PNL), estimula-se o alcance de bem-estar através de: Auto-conhecimento, auto-consciência e auto-cura, Modificar pensamentos, emoções e hábitos, Aumentar a auto-estima, auto-confiança, amor-próprio. De forma mais específica, esta técnica ajuda no trabalho de: Auto-cura da “Criança Interior”, Auto-perdão, libertando mágoas e ressentimentos, Re-conexão com as figuras parentais, Projecção para o Futuro, para tomada de decisões, Libertação de Culpa, Raiva entre outras emoções negativas e Alcance de Metas/Sonhos.

Hipnose Clínica

Hipnose Clínica: é um procedimento de (auto) indução de um estado de atenção desviada e focada e de um conjunto de sugestões para que o cliente experimente mudanças nas sensações, percepções, pensamentos, emoções ou comportamento. Trata-se de um conjunto de fenómenos específicos e naturais da mente, que produzem diferentes impactos, tanto físicos quanto psíquicos. Esses fenómenos poderão ser induzidos ou autoinduzidos através de estímulos provenientes dos cinco sentidos, sejam eles conscientes ou não. A Hipnose é aplicada em sessões com a duração de 1h30 cada com intervalo de 5 a 7 dias entre sessões. Pode ser usada como ferramenta no tratamento de obesidade, compulsão alimentar, gagueira, fobias, vícios, controle da dor, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, traumas e na reprogramação da mente para qualquer finalidade. Uma vez que nosso subconsciente quando sugestionado não questiona, apenas aceita a sugestão e age de acordo.

Regressão

Regressão: é uma forma de terapia que utiliza, por meio de diferentes técnicas, memórias inconscientes de fatos passados para solucionar problemas e dificuldades actuais das pessoas. Estas memórias podem ser de origem recente (todas as memórias da vida actual a partir do nascimento) ou remota (memórias da vida intra-uterina, vidas passadas e intervidas). Durante a regressão, o cliente continua consciente, ao mesmo tempo que acede ao seu insconsciente (memória extra cerebral), percebe tudo o que revivencia e pode julgar e avaliar o que acontece. Ao relembrar e revivenciar factos ocorridos no seu passado (origem dos seus traumas e sintomas físicos e psicológicos actuais), o cliente libera a energia psíquica correspondente (catarse) permitindo a (auto) cura. A Terapia de Regressão é realizada através de sessões individuais com a duração de 2h cada com intervalos de 7 dias entre sessões. Ela é indicada para pessoas com padrões de comportamentos compulsivos/repetitivos (fumar, comer em excesso, beber, etc.); fortalecer o sistema imunológico para combater infecções e doenças crónicas; adquirir estados de relaxamento e paz interior; viciados em drogas e álcool já recuperados (desintoxicados); eliminar medos e fobias (ex. animais, altura, locais fechados, avião, etc.); ultrapassar experiências de luto; relacionamentos conflituosos; sonhos repetitivos angustiantes; reduzir o estresse; sintomas psicossomáticos; dores musculo-esqueletal; doenças cardíacas; câncro; alergias; asma; gastrite, úlcera; artrite, dores de cabeça crónicas; tonturas e vertigens e insónias.

Programação Neuro-Linguística (PNL)

Programação Neuro-Linguística (PNL): é um método de reflexão e acção, apoiada por um conjunto de técnicas que nos dão soluções de como agir sobre nós mesmos e face aos outros. Consiste na interacção entre a mente (neuro) e a linguagem (linguística) e a forma como essa dinâmica afecta o corpo, o nosso comportamento e as nossas emoções (programação). A PNL age sobre a mente consciente (funções analíticas do cérebro) e sobre a mente inconsciente (memória extra cerebral) e ainda sobre o corpo físico.Trata-se de um conjunto de técnicas que visam a mudança de comportamentos. A PNL é recomendada a todas as pessoas que queiram melhorar o seu desempenho e bem-estar em todos os contextos de vida. Pode ser realizada através de sessões individuais com a duração de 1h30 a 2h cada com intervalos de 5 a 10 dias entre sessões.Também pode ser aplicada em sessões de grupo (p.e. em equipas organizacionais) com a duração de 3 a 4h. Uma sessão de PNL é também uma resposta para pessoas que pretendem: Aumentar o auto-conhecimento; Aumentar a confiança no seu potencial/auto-estima; Mudar padrões de pensamentos; Melhorar a memória; Mudar maus hábitos; Melhorar a capacidade de comunicação; Aumentar os seus níveis de desempenho; Obter maior clareza no estabelecimento dos seus objectivos; Ter maior e melhor concretização das suas metas; Atingir maior eficiência, foco e desempenho; Realizar tomadas de decisão coerentes; Eliminar/Ressignificar crenças limitadoras; Superar bloqueios emocionais; Ultrapassar medos e fobias; Tratar/eliminar compulsões; Eliminar ansiedade e depressão; Usufruir de mais satisfação pessoal e qualidade de vida.

Metafísica da Saúde

O termo metafísica significa além (meta) da matéria (física), portanto, um campo da filosofia que explica as causas emocionais e espirituais das nossas doenças, dores e sintomas. Ela compreende a esfera psíquica, emocional, energética, espiritual e sentimental. A metafísica parte do princípio de que é a alma que organiza a matéria e não o físico que cria a essência. Portanto, os fundamentos metafísicos não estão distantes da sua realidade; ao contrário é justamente na realidade que se manifestam as causas metafísicas dos distúrbios do corpo. A raíz dos problemas físicos está na atitude interior frente às situações do quotidiano. É a postura da pessoa que determina a saúde do corpo ou desencadeia as doenças que afectam o organismo. De acordo com o órgão afectado e o tipo  de  alteração  que  ele apresenta, o corpo revela como a pessoa se encontra na área da vida que se correlaciona com ele. Observando e interpretando seu comportamento, pode-se ter uma noção da sua vulnerabilidade à determinada doença ou o fortalecimento de um determinado órgão. O corpo é um sensor que acusa o modo como lidamos com os acontecimentos. Cada parte dele reflecte uma emoção. Todas alterações metabólicas do organismo têm a sua origem no desequilíbrio emocional. Na vida somos cercados pelas situações do ambiente que afectam as nossas emoções; pode-se dizer que, dependendo do nosso estado emocional, vamos reagir diante dos acontecimentos. De acordo com essas alterações emocionais, vamos manter a saúde ou provocar as doenças. Todos os acontecimentos que nos cercam, sejam em nossa casa, sejam no ambiente de trabalho, estão ligados a padrões de comportamento desenvolvidos ao longo da vida. Assim sendo, torna-se importante o trabalho de auto-observação, a fim de que esses acontecimentos possam ser interpretados, e venhamos a contribuir na identificação dos pontos que estamos a deixar de expressar. Ao adquirir a consciência metafísica de uma disfunção do organismo, obtemos um importante recurso para a reorganização do mundo interno que reflecte no ambiente externo e principalmente no corpo em forma de saúde e vitalidade. Consciente do que está a acontecer contigo para que o teu corpo adoeça e sabendo quais são as atitudes positivas que estabelecem a saúde física, psíquica e emocional, tens nas tuas mãos uma importante ferramenta de auto-conhecimento e um valioso recurso de auto-ajuda.

Técnica de Libertação Emocional

A Técnica de Liberação Emocional (Emotional Freedom Technique - EFT) parte da premissa que há sempre problemas emocionais não resolvidos por trás de qualquer sintoma. Essas emoções, alojam-se no nosso sistema energético criando bloqueios que precisam ser libertados trazendo de volta o equilíbrio emocional nas nossas vida.
A EFT é aplicada através de toques suaves (tapping) com os dedos em pontos estratégicos de alguns dos principais meridianos (canais de energia no nosso corpo) enquanto sintonizamos mentalmente com questões problemáticas.
Consequentemente, em pouco tempo, esses traumas e memórias indesejadas perdem a sua intensidade emocional e ficam apenas como uma lembrança remota. Uma lembrança que já não causa mais dor nem desconforto.
A EFT funciona frequentemente onde nada mais funciona, porque na vez de tratar só os sintomas como a maioria dos tratamentos, ela vai à causa, ela trata a memória energética.
Assim, libera-se a carga emocional de inúmeros sintomas como traumas, medos, fobias, depressões, crenças negativas e limitantes, dores crónicas e muitos outros bloqueios que afectam a nossa vida pessoal e profissional.

Constelação Familiar Sistémica

A Constelação Familiar Sistémica é uma prática terapêutica utilizada para tratar questões físicas, mentais e psicológicas a partir da revelação das dinâmicas ocultas de uma família. Por meio da constelação familiar é possível identificar acontecimentos que, mesmo desconhecidos, podem trazer problemas para a vida de uma pessoa. A Constelação Familiar busca com amor, e sem qualquer julgamento, trazer à consciência o que realmente aconteceu em determinado sistema familiar e, assim, levar à cura. O objectivo é que o amor volte a fluir, restabelecendo a ordem, o equilíbrio e a harmonia. A Constelação Familiar Sistémica age sobre a mente consciente (funções analíticas do cérebro) e sobre a mente subconsciente (memória extra cerebral) individual e colectiva e ainda o inconsciente familiar através do campo morfogenético.

» A Constelação Familiar Sistémica é indicada para ajudar pessoas:
 Em relacionamentos problemáticos
 Que desejam ter um relacionamento
 Que querem se libertar dos emaranhamentos familiares
 Que estão diante de grande decisões
 que querem superar conflitos internos e externos
 Que buscam o êxito profissional
 Em situações de divórcio
 Vivenciando dificuldades financeiras
 Vivenciando problemas de herança familiar

Contextos nos quais as constelações podem ajudar para encontrar soluções:
 Qonflitos e golpes de destino em relacionamentos e na família
 Quando pais que se separam querem encontrar o lugar certo para os seus filhos
 Quando pessoas têm a experiência como estranhos em grupos e na família
 Quando pessoas não “podem” se permitir de serem felizes e bem-sucedidos
 Quando acontecimentos históricos colocaram um peso sobre a família
 No caso de bullying, doenças frequentes, perda de motivação dos trabalhadores ou
 Quando se precisam processar relações ou acontecimentos perturbadores dentro de uma equipe antes ou depois de uma mudança estrutural dentro de uma empresa.

Para as empresas, a Constelação Familiar Sistémica pode ser útil:
 No diagnóstico e escolha das melhores estratégias para lidar com os problemas;
 Em análises que mostram quando falta apoio e/ou recursos;
 No esclarecimento das dinâmicas familiares dos sócios, fundadores ou directores que actuam sobre a empresa;
 Na gestão de conflitos e selecção de pessoas;
 Na tomada de decisão em todas as áreas de negócio;
 Para testar produtos, marcas, novos sócios e recursos a serem adoptados;
 Na sucessão em empresas familiares;
 Para antecipar os efeitos futuros de uma decisão.

Para profissionais, a Consteção Familiar Sistémica pode ser útil:
 Na tomada de decisões;
Na decisão de trabalhar por conta própria ou para alguém;
 Na construção de uma nova relação com chefes e colegas;
 Na decisão de mudar de área e encontrar um bom lugar na empresa;
 Na escolha das opções de carreiras: o que será melhor para mim, enquanto profissional?
 No desenvolvimento de uma nova postura de liderança.

MARCA A TUA SESSÃO OU EVENTO

Contactos

Endereço:

Rua 4546, casa 58, Triunfo II, Costa do Sol, Maputo
"Rua que dá para a entrada do Condomínio Triunfo Village"

Email:

amartemoz20@gmail.com

Ligue-nos

+258 848951571